tvmais

em parceria com a Activa

Perfil

Famosos

Morreu Açucena, a peixeira de "chefs" e famosos

Começou a trabalhar aos 9 anos no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa.

tvmais

A peixeira Açucena Veloso perdeu a vida este domingo, dia 11 de fevereiro. A vendedora de peixe, popularmente conhecida como a “peixeira dos chefs”, era um rosto querido entre os famosos. Nasceu no Minho e trabalha desde os nove anos no Mercado 31 de Janeiro, localizado em Picoas. O seu percurso começou na venda dos limões, mas foi com o peixe que se tornou famosa.

“Nossa boa Açucena Veloso. Partiu hoje uma senhora que pela qual muitos partilhavam uma extrema admiração. Eu era definitivamente um deles. Nossa boa, ‘Peixeira dos chefs’. Vou ficar com saudades suas…”, escreveu o chef Kiko.

O presidente da Câmara Municipal Lisboa, Fernando Medina, publicou no Facebook: “De forma brutal a Açucena deixou-nos. Partiu uma grande lisboeta, a quem tanto a cidade deve na melhoria da gastronomia e do comércio nos mercados de Lisboa. Deixou-nos uma amiga que nas boas e más horas sempre lá esteve, com um sorriso e um abraço de alegria e força. A toda a família e amigos um forte abraço. Obrigado Açucena. Até sempre.”

Também Margarida Martins, presidente da Junta de Freguesia de Arroios (a que aquele Mercado pertence) e ex-presidente da Abraço, decidiu homenagear a amiga através da mesma rede social: “Saudades que vou ter da minha Amiga, Acucena Veloso. Partiu hoje. Saudades para SEMPRE! Abraços para a Família, Amigos e clientes. Ainda ontem ofereceu Peixe para as associações e trabalhadores. Nunca a esquecerei pela sua energia, alegria, força de viver, positivismo.”

A própria Junta de Freguesia dedicou algumas palavras a Açucena na sua página de Facebook , afirmando que “era uma das caras mais carismáticas deste mercado e uma das mais reconhecidas peixeiras da cidade de Lisboa. Forneceu grandes chefs e toda a população sempre com um sorriso. Partiu hoje, deixando um vazio no mercado, na cidade e no coração de todos os que com ela trabalharam e conviveram”.

Açucena Veloso ao lado do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina

Açucena Veloso ao lado do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina