tvmais

em parceria com a Activa

Perfil

Famosos

Patrícia Candoso fala abertamente do parto difícil e do susto que viveu

Maria Clara nasceu no dia 1 de fevereiro, fruto da relação da atriz com Marco Santos.

tvmais

DR

Alguns dias após o nascimento da primeira filha, Patrícia Candoso usou o seu blogue para partilhar com quem o próprio testeminho sobre a experiência do parto.

"Ainda me custa acreditar que foram tantas horas de espera e tentativas de provocar parto natural. Não sentia muito as contrações, não tinha dores agudas e não entrava em trabalho de parto", começa por relatar a atriz, confessando de seguida que este processo não foi como desejava: "Não correu propriamente tudo bem... ao fim de horas intermináveis de espera, sem comer, sem dormir e depois de cinco ou seis trocas de equipa médica... lá me levaram de emergência para fazer cesariana. Confesso que estava já bastante assustada mas a dose de medicação que me foi administrada já não me permitia raciocinar!"

De seguida, Patrícia Candoso revela ter ficado extremamente feliz quando o médico lhe apresentou a filha, mas conta que a seguir viveu um novo susto. "Desconfiaram através de análises de sangue que a Maria Clara poderia ter uma bactéria e que tinha uma infecção contraída no parto. Estive apenas uma noite com ela a desfrutar da magia de ser mãe. No dia seguinte foi levada para a neonatologia para fazer antibiótico e ser vigiada", diz, contando de seguida que passou por momentos complicados enquanto recuperava da cesariana e ainda tentava cuidar da bebé.

"Três dias depois tive alta e os meus dias foram casa-hospital-casa, retirar leite com a bomba para estimular, sempre com aquela dor de pós-operatório... nem sei onde fui buscar forças... ou melhor sei... agora sou mãe", revela, dizendo ainda que teve no companheiro, Marco Santos, na família e nos profissionais de saúde apoios fundamentais para esta fase. Maria Clara entretanto recuperou e já teve permissão para ir para casa, facto que foi assinalado por Patrícia Candoso com uma fotografia da bebé.

DR