tvmais

em parceria com a Activa

Perfil

Televisão

O plano de ação que Daniel Oliveira está a arquitetar para a SIC

Num mês e meio provocou um vendaval na SIC que... abanou a TVI e até Cristina Ferreira foi cair em Carnaxide!

Filomena Araújo

Divulgação

"O Daniel [Oliveira] é viciado no trabalho. Chega de manhã cedo à SIC e só sai à noite”, conta à TvMais uma fonte que conhece bem as rotinas do diretor-geral de Entretenimento da Impresa, cargo que desempenha desde 2 de julho de 2018, um mês depois de ter sido pai. “Abdicou das férias de verão com a Andreia [Rodrigues] e a filha [Alice] para preparar a nova grelha, que será apresentada oficialmente no dia 10 de setembro de 2018”, acrescenta a mesma fonte.


Assim que assumiu as novas funções, Daniel Oliveira, de 37 anos, formou a sua equipa e causou a primeira “tempestade” em Carnaxide ao despedir Gabriela Sobral, que era diretora de Programas. Continuou a agitar as águas ao anunciar a passagem de Júlia Pinheiro das manhãs para as tardes, mas foi a contratação da poderosa apresentadora Cristina Ferreira, tornada conhecida no dia 22 de agosto de 2018, que provocou um verdadeiro “tsunami” e deixou o mercado televisivo em alerta máximo.


Ao leme da SIC, chamou a si as negociações com os atores da estação e renovou o contrato de exclusividade de Luciana Abreu (por mais dois anos), além de garantir as contratações de Rui Unas e César Mourão. Margarida Vila-Nova não teve o seu contrato renovado e Maria João Bastos não conseguiu ter um vinculo formal ao canal. “O Daniel tem-se reunido com os atores e quando estes não podem estar presentes reúne-se com os seus agentes, tanto na SIC como na SP Televisão.” A esta produtora, apurou a TvMais, o diretor de Programas da SIC já encomendou uma série, que deverá ser de humor.


Até maio de 2019, devido a compromissos do canal já assumidos com a produtora SP Televisão, Daniel Oliveira manterá, segundo fontes contactadas pela nossa revista, as duas novelas portuguesas à noite, optando depois por apenas uma produção nacional e outra brasileira. “O Passadeira Vermelha poderá, então, passar a ser exibido um pouco mais cedo”, desvenda uma das fontes. O programa da SIC Caras, que é repetido na generalista de segunda a quinta-feira, é produzido pela Fremantle Media, com quem a SIC já renovou o contrato para a produção do novo programa de Júlia Pinheiro. No que diz respeito às manhãs, o contrato com a referida produtora termina a 31 de dezembro, o que coincide com o final de “Queridas Manhãs”.


Ainda em relação à mudanças que tem vindo a introduzir na grelha, o diretor-geral de Entretenimento trocou o reality show “Troca de Mulheres”, que Gabriela Sobral já tinha reservado, por “Casados à Primeira Vista”. Mas fez mais... Trouxe José Figueiras para a generalista com “Alô Portugal”, no horário das 9 horas, de segunda a sexta-feira, e apenas durante o mês de agosto, com o objetivo de cativar os emigrantes, que vêm de férias, a subscrever a SIC Internacional. O programa “Dr. Saúde”, que era em direto, passou a ser gravado. Daniel Oliveira também já viajou até ao Brasil para estreitar as relações com a TV Globo e visitou os estúdios do Projac, em particular os cenários da novela “Segundo Sol”, que estreou na noite de segunda-feira, dia 3 de setembro.